J.V Stalin – Obras Escolhidas

Organização: Marcelo Bamonte, Otávio Losada, Klaus Scarmeloto e João Carvalho.

Importante militante bolchevique durante o turbilhão da Revolução de Outubro e dirigente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Josef Stalin é uma figura incontornável para o marxismo e a história do movimento comunista. À luz do que dizem seus detratores, a leitura de Stalin pouco agregaria para a esquerda e seria tarefa dos comunistas esquecê-lo e envergonhar-se de seu legado. A edição de Obras escolhidas de J. V. Stalin parte justamente da necessidade de combater o senso comum anticomunista liberal que cerca a figura de Stalin, ajudando a construir um balanço histórico do socialismo real que não seja coagido a se envergonhar de seus próprios episódios.

LIVRO EM PÉ transparente.png

Uma parceria entre Editora Proprietas e Ciências Revolucionárias

Portanto, é evidente que há muito a se aprender ao ler as contribuições de Stalin, em sua maioria inéditas em publicação brasileira. Através da leitura do autor se evidencia parte da grandiosidade da figura histórica, em suas contribuições sobre as importantes questões organizacionais da URSS, a questão nacional, o combate ao fascismo, a filosofia da linguagem, o leninismo, todas elas formuladas no turbilhão da direção da primeira experiência socialista da história, construída pelo heroico povo russo, em meio às contradições da realidade material. Em Stalin se evidenciam os desafios da construção do socialismo real, de um novo projeto de nação, de Estado, de sociedade e de mundo, tendo como pano de fundo a barbárie imperialista e colonial em plano mundial que se desenvolve no fascismo e no nazismo alemão – ambos derrotados por Stalin, à frente do Exército Vermelho.

Capa com pintura de Isaak Brodsky

Nossa edição de Obras Escolhidas surgiu do interesse de cobrir uma imensa lacuna que existia até então no mercado editorial brasileiro, sobretudo no que tange à esquerda revolucionária, sendo notável a carência de publicações das obras de J. V. Stalin. Diante dessa brutal escassez dos escritos do autor e dirigente soviético que acomete o leitor brasileiro, a publicação desse livro vem na intenção de fornecer um primeiro contato para muitos com a sua obra. Para esse objetivo, compilamos uma grande quantidade de textos escritos por Stalin durante toda a sua vida sobre os mais variados temas, a fim de oferecer um panorama geral e completo da produção e atuação dessa figura histórica, de forma introdutória, mas escapando também às leituras rasas ou superficiais.

  

Dados sobre a edição 

  

  • O volume traz o prefácio de João Carvalho. O texto apresenta em seu cerne uma breve introdução histórica à vida, às obras e às lutas do Pai dos Povos. João retraça cada um de seus argumentos em um breve ensaio brilhante.

  • Todas as traduções foram feitas a partir das edições completas do autor em inglês, francês, espanhol e, quando necessário, cotejadas do original em russo. Além disso, acrescentamos múltiplas notas de rodapé originais, complementando o material inédito em português, organizando, assim, a mais completa seleção de escritos de Stalin já vista no país.

  • Trazemos junto à obra três anexos de grande valia histórica e documental: os dois primeiros deles contam com todas as correspondências e telegramas de guerra enviadas por Stalin aos chefes da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial. Já o terceiro traz as contribuições de Stalin quanto à legislação referente à questão nacional.

  • O livro está sendo lançado pela editora Ciências Revolucionárias em parceria com Editora Proprietas. A organização, tradução e edição ficou por conta de Marcelo Bamonte, Otávio Losada, Klaus Scarmeloto e João Carvalho.

VEM AI copy.jpg