Comissão Editorial

Ana Célia Castro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ). Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ, Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados) e coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDN e INCT Proprietas. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil - China) e Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional. políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas.

 

 

Ângelo Adriano Faria de Assis (Universidade de Viçosa)

Professor da Universidade Federal do Viçosa e docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. Membro da ABIL (Association of British and Irish Lusitanistse) e da Deutscher Lusitanistenverband e.V. (Associação Alemã de Lusitanistas). Pesquisador da área de Brasil colonial, com ênfase em estudos inquisitoriais e religiões e religiosidades no mundo ibero-americano.

Antonia Valtéria Melo Alvarenga (Universidade Estadual do Piauí e Universidade Estadual do Maranhão)

Professora das Universidades Estaduais do Piauí e do Maranhão. Tem trajetória de formação em História e Direito, com ênfase em estudos sobre Direito Processual e Constitucional. Membro da Academia de Ciência do Piauí. Pesquisadora da área de História Política Contemporânea, Ensino Superior e Educação e Sociedade.

Brenda Escobar Guzmán (Universidad Industrial de Santander – Colômbia)

Professora da Escola de História Universidad Industria de Santander, Colômbia, na graduação e pós-graduação. Doutora pela Ludwig Maximilians Universitat (Munique, Alemanha) e mestre pela École de Hautes Études em Sciences Sociales (Paris, França). Pesquisadora em História Contemporânea, com ênfase em Guerras Civis na Colômbia, História Social, Estudos dos subalternos e História ambiental.

Carmen Margarida Oliveira Alveal (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) 

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora pela Johns Hopkins University (EUA). Coordenadora do LEHS-UFRN (Laboratório de Experimentação em História Social) e da Plataforma SILB (Sesmarias do Império Luso-Brasileiro). Integra o INCT-Proprietas. Pesquisadora da área de História do Brasil Colonial e do Império português.

Claudia Damasceno (École de Hautes Études) 

Diretora de estudos da EHESS, membro do laboratório Mondes Américains e do Centro de Estudos sobre o Brasil colonial e contemporâneo (CRBC). Pesquisadora da área de América portuguesa colonial, da administração e da história urbana e territorial. 

 

 

Francivaldo Nunes (Universidade Federal do Pará) 

Professor da Universidade Federal do Pará e dos Programas de Pós-Graduação em História (Belém), Ensino de História (Ananindeua) e Educação e Cultura (Cametá). Integra o INCT Proprietas. Pesquisador da área de História e Educação, com ênfase na história do Brasil contemporâneo.

Hal Langfur (Universidade de Búfalo) 

 

Professor do Departamento de História da Buffalo University. Pesquisador das áreas de Brasil e América coloniais, com ênfase na história dos sertões e dos indígenas.

 

 

José Manuel Louzada Lopes Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa) 

Professor da Universidade Autónoma de Lisboa. Pesquisador em História Moderna, com foco em Portugal dos séculos XIX e XIX. Autor de diversos artigos e obras de caráter científico.

 

Leandro Malavota (IBGE)

Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Programa de pós-graduação em Propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fundador e membro do INCT Proprietas. Pesquisador na área de Brasil contemporâneo, com ênfase em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e desenvolvimento econômico.

 

 

Leandro Mendonça (Universidade Federal Fluminense) 

Professor da Universidade Federal Fluminense. Docente dos Programas de pós-graduação em Ciências das Artes (UFF) e Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Integra o INCT Proprietas. Coordenador do NEDAC - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais e o LCV - Laboratório de Cinema e Vídeo. Pesquisa nas áreas de cinema, economia da cultura e direito autoral.

 

 

Márcio Both da Silva (Universidade do Oeste do Paraná)

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Programa de pós-graduação da UNIOESTE. Coordenador do GT História Agrária (ANPUH/PR) e membro do INCT Proprietas. Pesquisador da área de História do Brasil, com ênfase em história agrária, propriedade, conflitos agrários, campesinato e Estado.

 

 

Marina Monteiro Machado (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Membro-fundadora e vice-coordenadora do Proprietas, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Dimensões - NUPEP e integra o Núcleo de História Rural. Pesquisadora em História Rural e História das Propriedades (séculos XVIII e XIX).

 

 

Mauro Romero Leal Passos (UFF) 

Professor da Universidade Federal Fluminense. Fundador da Sociedade Brasileira de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e do Jornal Brasileiro de DST. Presidente da Comissão Editorial da Editora Universidade Federal Fluminense (2006-2015). Pesquisador na área de DST, doenças infecciosas genitais e microbiologia clínica.

 

Monica Piccolo Almeida Chaves (UEMA)

Professora da Universidade do Estado do Maranhão. Docente do Programa de pós-graduação em História da UEMA. Fundadora e membro do INCT Proprietas. Coordenadora Geral do IECT Gestão Pública e Economia Criativa. Coordenadora de Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História de Portugal Contemporâneo.

 

Ronaldo Vainfas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Visitante da UFRN (2017-2019). Professor convidado da Universidade de Lisboa (1997), da Universidade Nacional de Colombia, sede Medellín (1997 e 2006), da University of Essex (1998) e da Ohio State University (2001). Membro da Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa. Pesquisador da área de História ibero-americana e luso-brasileira entre os séculos XVI e XVIII.

 

Susana de Matos Viegas (Universidade de Lisboa) 

Antropóloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Membro da Associação Portuguesa de Antropologia e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humamas em Língua Portuguesa. Pesquisa na área de estudos ameríndios (principalmente Tupi), pessoa, parentesco e género, experiência vivida e historicidades.

 

Valdei Araujo (Universidade Federal de Ouro Preto)

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Docente no Programa de pós-graduação em História da UFOP. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2010-2012). Pesquisa na área de História e História da Historiografia, com ênfase em história dos conceitos, Brasil império, história política e teoria da história.