top of page

Comissão Editorial

Ana Célia Castro 


Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFRJ). Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ, Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados) e coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDN e INCT Proprietas. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil - China) e Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional. políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas.

 

 

Ângelo Adriano Faria de Assis 

Professor da Universidade Federal do Viçosa e docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. Pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa. Membro da ABIL (Association of British and Irish Lusitanistse) e da Deutscher Lusitanistenverband e.V. (Associação Alemã de Lusitanistas). Pesquisador da área de Brasil colonial, com ênfase em estudos inquisitoriais e religiões e religiosidades no mundo ibero-americano.

Antonia Valtéria Melo Alvarenga

Professora das Universidades Estaduais do Piauí e do Maranhão. Tem trajetória de formação em História e Direito, com ênfase em estudos sobre Direito Processual e Constitucional. Membro da Academia de Ciência do Piauí. Pesquisadora da área de História Política Contemporânea, Ensino Superior e Educação e Sociedade.

Brenda Escobar Guzmán 

Professora da Escola de História Universidad Industria de Santander, Colômbia, na graduação e pós-graduação. Doutora pela Ludwig Maximilians Universitat (Munique, Alemanha) e mestre pela École de Hautes Études em Sciences Sociales (Paris, França). Pesquisadora em História Contemporânea, com ênfase em Guerras Civis na Colômbia, História Social, Estudos dos subalternos e História ambiental.

Carmen Margarida Oliveira Alveal 

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora pela Johns Hopkins University (EUA). Coordenadora do LEHS-UFRN (Laboratório de Experimentação em História Social) e da Plataforma SILB (Sesmarias do Império Luso-Brasileiro). Integra o INCT-Proprietas. Pesquisadora da área de História do Brasil Colonial e do Império português.

Claudia Damasceno 

Diretora de estudos da EHESS, membro do laboratório Mondes Américains e do Centro de Estudos sobre o Brasil colonial e contemporâneo (CRBC). Pesquisadora da área de América portuguesa colonial, da administração e da história urbana e territorial. 

 

 

Francivaldo Nunes 

Professor da Universidade Federal do Pará e dos Programas de Pós-Graduação em História (Belém), Ensino de História (Ananindeua) e Educação e Cultura (Cametá). Integra o INCT Proprietas. Pesquisador da área de História e Educação, com ênfase na história do Brasil contemporâneo.

Hal Langfur 

 

Professor do Departamento de História da Buffalo University. Pesquisador das áreas de Brasil e América coloniais, com ênfase na história dos sertões e dos indígenas.

 

 

José Manuel Louzada Lopes Subtil 

Professor da Universidade Autónoma de Lisboa. Pesquisador em História Moderna, com foco em Portugal dos séculos XIX e XIX. Autor de diversos artigos e obras de caráter científico.

 

Leandro Malavota 

Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Professor do Programa de pós-graduação em Propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fundador e membro do INCT Proprietas. Pesquisador na área de Brasil contemporâneo, com ênfase em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e desenvolvimento econômico.

 

 

Leandro Mendonça 

Professor da Universidade Federal Fluminense. Docente dos Programas de pós-graduação em Ciências das Artes (UFF) e Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Integra o INCT Proprietas. Coordenador do NEDAC - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais e o LCV - Laboratório de Cinema e Vídeo. Pesquisa nas áreas de cinema, economia da cultura e direito autoral.

 

 

Márcio Both da Silva 

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Programa de pós-graduação da UNIOESTE. Coordenador do GT História Agrária (ANPUH/PR) e membro do INCT Proprietas. Pesquisador da área de História do Brasil, com ênfase em história agrária, propriedade, conflitos agrários, campesinato e Estado.

 

 

Marina Monteiro Machado 

Professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Membro-fundadora e vice-coordenadora do Proprietas, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Dimensões - NUPEP e integra o Núcleo de História Rural. Pesquisadora em História Rural e História das Propriedades (séculos XVIII e XIX).

 

 

Mauro Romero Leal Passos

Professor da Universidade Federal Fluminense. Fundador da Sociedade Brasileira de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e do Jornal Brasileiro de DST. Presidente da Comissão Editorial da Editora Universidade Federal Fluminense (2006-2015). Pesquisador na área de DST, doenças infecciosas genitais e microbiologia clínica.

 

Monica Piccolo Almeida Chaves 

Professora da Universidade do Estado do Maranhão. Docente do Programa de pós-graduação em História da UEMA. Fundadora e membro do INCT Proprietas. Coordenadora Geral do IECT Gestão Pública e Economia Criativa. Coordenadora de Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História de Portugal Contemporâneo.

 

Ronaldo Vainfas 

Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Visitante da UFRN (2017-2019). Professor convidado da Universidade de Lisboa (1997), da Universidade Nacional de Colombia, sede Medellín (1997 e 2006), da University of Essex (1998) e da Ohio State University (2001). Membro da Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa. Pesquisador da área de História ibero-americana e luso-brasileira entre os séculos XVI e XVIII.

 

Susana de Matos Viegas 

Antropóloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Membro da Associação Portuguesa de Antropologia e da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humamas em Língua Portuguesa. Pesquisa na área de estudos ameríndios (principalmente Tupi), pessoa, parentesco e género, experiência vivida e historicidades.

 

Valdei Araujo 

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Docente no Programa de pós-graduação em História da UFOP. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2010-2012). Pesquisa na área de História e História da Historiografia, com ênfase em história dos conceitos, Brasil império, história política e teoria da história.

 

Walter Lippold

Pesquisador CNPq do Projeto História Social das Propriedades e direito de acesso, do Proprietas Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), possui Especialização em História do Mundo Afro-Asiático (2005) e Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Tem experiência de pesquisa na área de História da Tecnologia, História Intelectual, História da África e formação de pesquisadores e professores. 

bottom of page